A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Planeta web

• Enquanto geral no Brasil está do lado da Globo (lembra? aquela que detonou o PT diariamente de 2006 até a queda da Dilma e que se fodeu com o Bolsonaro?) apoiando a PL das fake news, (a ideia é nobre, acho válido, mas já leram o artigo 32? Aquele que obriga as big techs a dar dinheiro pra globo?), o Google segue empurrando o Brasil pra escanteio deixando o país fora do Bard. Retaliação talvez? Espero que sim. E na tonelada de anúncios do IO 2023 as que mais me agradam são as que fazem código com programação e a integração com as plataformas tipo Gmail, Docs e Sheets. Mas quase tudo ali passa por IA. E o Brasil não tem acesso ainda… mas tenho uma ideia: vamos pedir pra anexar na PL para que a Globo seja o órgão regulador de como devemos agir ou pensar, que tal? Assim podemos seguir felizes assistindo remake de agro-novela e acreditando que a emissora golpista é pop.

The Crab Doctor, um curtinha surreal do Justin Tomchuk, criador da série Interface.

Adrian Tomine refletindo sobre suas capas da New Yorker

• Eu sigo várias contas com imagens geradas por IA no insta. Me divirto, principalmente com os perfis scifi/futuristas. Mas não fazia ideia do trampo que é refinar o processo. A Vox fez um vídeo explicando como é o workflow do artista criador do Stelfie. Aqui.

• E a revista Life fez um apanhado de fotos de skatistas dos anos 60. Uma mistura de inocência com vanguarda ali.

• Trailer: Onoda – 10 Mil Noites na Selva sobre o soldado japonês que, isolado, lutou por anos, mesmo depois da segunda guerra ter acabado.

• Trailer: Minding the Gap, um documentário intimista sobre uma turma de skatistas.

• Já assinou a newsletter do Arnaldo Branco? Recomendo, Conforme Solicitado.

• O making of do game Lumino City é legal demais. Aqui. E tem outra versão, só com fotos do processo, aqui.

AT2021lwx só prova uma coisa: somos menos que insignificantes.

Em

Publicado em:

Tags:

Comentários

5 respostas para “Planeta web”

  1. Avatar de leonardo
    leonardo

    A globo está morta, dispensando todo mundo e com dificuldade de sobreviver a nova ordem sem ser a “usina de poder” do passado. Não adianta, na minha opinião, brigar com que não tem mais como se levantar ( ainda que seja uma grande fdp golpista). O problema agora é outro e é preciso ser pragmático, até por que a própria pagou um preço caro (e ainda paga) com um público que até então era cativo ( direita, classe média e reaça).

    Com relação ao artigo 32 eu peguei aqui e não vejo como um problema. Lembra a campanha “usura não!” que a blogosfera tinha. Se estão copiando o conteúdo jornalístico e replicando para ganhar $$ nada mais justo que se remunere a empresa. Inclusive quem mais perde com isso são os jornalistas independentes.

    O que mais tem é site que só replica notícia e com zilhões de seguidores mas sem nenhuma apuração ou investimento. Vide Choquei no twitter.

  2. Avatar de leonardo
    leonardo

    Ps.: e isso não de forma alguma defendendo o nosso jornalismo ‘profissional’ por que é um aneurisma cada vez que esse galera fala. Vide a defesa pela paridade do preço do petróleo que beneficia quem mesmo? não fazem sentido.

    Mas e dai? qual seria a solução senão no profissional que qualifique a informação? As discussões de meme não funcionam para o mundo real e as big techs não se importam em melhorar isso.
    Elon musk ,o libertário, é a prova disso, eles não entendem nada de nada e tem dificuldade inclusive de entender o problema.

    olha só a troca de ideia do ‘homem de ferro’

    https://twitter.com/elonmusk/status/1657422401754259461

    vlw

  3. Avatar de Homem Robô
    Homem Robô

    Cê que pensa. Globo manda. O porém é responsabilizar bigtech sem a justiça por trás. E não acho que o jornalismo deveria ser bonificado pela busca. A maioria já roda ads do google. O ponto não é a cópia em si, copiar e colar texto não gera resultados a longo prazo. O problema é uma globo receber pelo que aparece como resultado. Mas volta pro principal: fake news. O que a remuneração do jornalismo tem a ver com fake news? Na australia teve a mesma história de pagar pelo conteúdo, mas não tava pendurada numa outra lei. Lá o google paga. E o maior beneficiário é a News Corp, a globo deles. Minha birra com a globo é que o lobby tá forte (e o editorial idem, pregando que sem a lei de fake news, a internet fica “perigosa”. Perigosa sempre foi, os caras querem é receber pelo que aparece no google. 100% interesse, mas falar que globo é contra fake news dói meu coração.

  4. Avatar de Homem Robô
    Homem Robô

    Eu acho que o petróleo deveria ser aposentado. É passado. Demorou pra vender tudo e focar em vento e sol. Petróleo é finito. Já temos tecnologia pra aposentar essa merda.

    O jornalismo é um assunto sério se for tratado como sério. É o único caminho pruma discussão democrática Leonardo. Respeito, gosto, assino e ainda assim não concordo 100% do tempo e acho legal ler o oposto. O lance do ministério da verdade ali, de qualificar se é fake ou não é muito delicado. Sociedade Civil? Empresas ou governo? Quem gerencia isso? E quem vai vigiar quem gerencia? Precisa de mais discussão aí. A empresa deve ser notificada pela maçã podre e deve agir em cima, mas não responsabilizada. O código-fonte é deles. Cansei de ver Youtube empurrando o animal do Mamãe Falei no meu feed (em 2015, 2016) e vi muita gente achando bacana e legal ser Olavista naquela época. Mas convenhamos que estamos na infância do algoritmo pessoal customizado. E é um processo que leva tempo. Mas o governo quer gerenciar o algoritmo também? Manja? É aí que mora o perigo. Como alguém sem acesso ao algoritmo pode dizer que uma big tech tá impulsionando esse ou aquele tema? Não sou contra a pauta, mas acho que a maior beneficiária atual da lei é a globo. E não a democracia.

    As big techs tão sendo taxadas como vilãs pq o jornalismo foi desacreditado pela direita manja. Já que a direita soube usar as big techs. E disso a globo surgirá como salvadora da verdade, com o tonto do Orlando Silva como garoto propaganda ainda…

    E discordo de falar que o Elon não entende de nada. Ele entende de grana e pra isso derruba até presidente. E comprou o twitter justamente pra isso. Mas aquilo é molecagem de um playboy que vai transformar o twitter num myspace assim que o jack dorsey montar o novo twitter.

  5. Avatar de leonardo
    leonardo

    Quando eu disse que é a Globo está morta é por que o modelo de negócio já não é mais viável para esse tamanho de entidade. O mesmo ocorre nos EUA. CNN a cada dia com menor audiência (300mil no prime time) Fox a mesma coisa. Não é só um problema de ideológico é a própria da dinâmica da informação hoje em dia. Não faz mais sentido tem uma gigante lenta e cara se eu tenho acesso a diversos jornalistas independentes e ágeis.

    Com essa mudança, surge o preço que sociedade paga com os bad actors que se utilizam dessa facilidade na transmissão para contaminarem o debate público com o ofensa, lacração e meme.

    No artigo 32 que você citou eu não consigo achar o você colocou “O problema é uma globo receber pelo que aparece como resultado”. O que foi redigido é sobre a reprodução do conteúdo produzido. Mas ok vou considerar a sua interpretação, alguém produz um conteúdo seja áudio, foto, vídeo ou matéria jornalística é válido que um terceiro lucre com a reprodução, ainda que parcial, e não remunere o autor?

    O adsense é outro serviço que não deveria ser obrigatório para viabilizar/compensar os criadores de conteúdo. Além disso a discussão sobre concentração de poder nas mãos das big techs fica mais evidente ainda.

    “O que a remuneração do jornalismo tem a ver com fake news?”

    Na minha opinião, tudo. Por um tempo o jornalismo com seus medos e vícios ( breaking news ,etc…) especialmente no imediatismo da notícia quis(quer?) competir com a galera da fake news. Usando da tática do click bait ou pauta polêmica, isso não deu certo.
    A solução para o jornalismo profissional será a qualidade de apuração, com matérias mais profundas e com maior diversidade. Ainda que isso não seja viral, o ponto é criar um norte de racionalidade e parti dai. E isso só se dará com um sistema de remuneração adequado aos novos tempos, especialmente colocando o ônus de quem lucra, a distância, com a fake news

    “O lance do ministério da verdade ali, de qualificar se é fake ou não é muito delicado”

    O chamado ministério da verdade é só uma forma de interditar a discussão. Tudo que é feito pelo Estado é basicamente público, orçamento, discussões e processos. Sem falar que hoje já existe um censor que são as próprias big techs, algoritmo não se escreve sozinho, quem escolheu o peso de cada atributo foram as empresas. Atributos esses que não se conhece. Um órgão de natureza pública que possa punir de forma mais ágil e transparente (recurso e aprimoramento social) é algo que eu vejo como positivo.

    A ideia da internet como um lugar livre, anônimo, colaborativo e agregador que tinha-se no passado já não existe, infelizmente. E não vai voltar mais. Alguns bolsões aqui e ali mas a verdade é que a internet tem dono e a gente tem que levar isso em consideração na dinâmica de poder. Android, toda a infra estrutura de cabos submarinos, principais sites, nuvem e agora AI.

    A globo ainda da uns pitacos? Dá lógico mas nesse nível? jamais.

    Ficou longo o texto! mas só pra pincelar, Tesla ta perdendo 1b em avaliação por dia tem um ano já Elon é so marketing. Pega qualquer entrevista dele ai e tenta achar alguma lógica em qquer coisa que ele fala. Ele só pega meme e repete o que está na moda e ainda sim só sai merda

    O bluesky, pelo o que eu li, era meio que voltado pra uma rede social distribuida estilo bitcoin/torrent não entendi muito bem o que ele quer com isso mas veremos. O problema dos bad actors ainda vai persistir vide o telegram e alegar que não pode fazer nada não cola mais (ainda que seja verdade)

    Juntou assunto demais e dai embola a discussão. Na próxima é melhor um ponto por ponto.

    valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *