A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Inteligência artificial a serviço da transparência

Você sabia que tem um robô com inteligência artificial checando os gastos com os reembolsos efetuados pela CEAP (Cota para Exercício da Atividade Parlamentar) – verba destinada aos custos de alimentação, transporte, hospedagem e despesas com cultura dos parlamentares. Na verdade são dois.

O Jarbas é um site que mostra detalhadamente cada atividade suspeita. E o bot de twitter Rosie (@RosieDaSerenata) é uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos e publicar as suspeitas no twitter.

Aí cabe a população questionar o parlamentar. A ideia do projeto é expandir para as esferas municipais.

No site do projeto: Operação Serenata de Amor – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA eles explicam como funciona e no github tem o projeto para você estudar ou colaborar.

Se é um país sem corrupção que você quer, exija transparência. Com transparência dá para cobrar o poder público. E a tecnologia pode ajudar. A iniciativa faz parte do Open Knowledge Brasil (OKBR) e lá tem vários projetos além desse. Vale uma espiada.

Em

Publicado em:

,

Comentários

2 respostas para “Inteligência artificial a serviço da transparência”

  1. Avatar de leonardo
    leonardo

    O projeto é legal mas confesso que sou pessimista com relação a essas iniciativas. Gasolina, restaurante passagem de avião etc… Isso ajuda em discussão pequenas enquanto os lobbies de poderosos vem correndo por trás.

    É a participação popular sem política já que foca em privilégios financeiro dos políticos “do mau”,corruptos etc. Quando somados são completamente irrelevante no orçamento.

    O que deve ser lembrado é que todos, sem exceção, foram eleitos pela mesma população que depois reclamando da corrupção. A única solução efetiva na melhoria da ética política é com melhores representantes. Definitivamente não é olhando pra migalhas que são apolíticas ( e mais fáceis de automatizar via bots). Especialmente em uma época que as pessoas atiram primeiro pra perguntar depois.

  2. Avatar de Homem Robô
    Homem Robô

    Fala leonardo!

    Concordo contigo, mas não deixa de ser uma iniciativa. E tem que começar de algum lugar. Expondo o oba-oba do reembolso talvez a próxima geração de deputados já tenha mais ética. Quanto mais iniciativas como essa, melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *