A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Como as Democracias Morrem?

Palestra com o co-autor do livro Como as Democracias Morrem, que esteve no Instituto FHC há algumas semanas. O livro é um dos documentos mais importantes pra se entender o planeta nessa década.

Preste atenção sobre o que ele fala de Bolsonaro.

Em

Publicado em:

Tags:

Comentários

3 respostas para “Como as Democracias Morrem?”

  1. Avatar de ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA
    ANTONIO CARLOS PEREIRA DA SILVA

    Palestra nitidamente encomendada. O autor só se preocupou em cumprir as exigências de quem estava pagando a conta.
    Caso fosse isento, ele faria o mesmo teste no Haddad associando às ações do PT, do Lula e de toda a sua liderança. Um candidato que se dispõe a ficar indo regularmente fazer visita a um presidiário para receber instruções não pode ser considerado separado do partido e dos indivíduos que o instruem. Fica caracterizado como um candidato que faz apenas o que mandado. Dessa forma, fica bem fácil colocar o candidato Haddad dentro de todos os itens do teste levantado pelo autor do livro.
    1 – Rejeição da regras democráticas. O candidato Haddad tinha propostas inconstitucionais e propôs abertamente alterações na constituição brasileira.
    Inventou e iniciou diversos processos judiciais para cancelar e invalidar a campanha do adversário. Enquanto isso, o antigo ministro da casa civil e ainda membro influente do pt dava entrevista falando que havia a necessidade de tomada do poder, não pelo voto.
    2 – Incentivo a violência. Uma pergunta importante: O que é pior? Incitar a violência ou permitir que ela ocorra livremente? Não é nem necessário citar as trocentas situações em que partidários vestidos de vermelho xingaram, agrediram e até mataram pessoas que discordavam das suas opiniões em passeatas e eventos. O movimento sem terra invade fazendas, centros de pesquisa, simplesmente destrói e rouba tudo o que consegue carregar. Como se posicionaram o candidato e o partido? Quando não é simplesmente silêncio, excretam uma retórica de que os bandidos são pobres, refugos e vítimas da sociedade. Enquanto isso gente como José Rainha sobe no palanque e dá a mão ao candidato Haddad.
    Termino esse item com uma série de questionamentos simples: Que candidato sofreu um ataque contra sua a vida? Já que Bolsonaro incita a violência, por que o agressor não foi morto pela turba logo após o incidente? Que tipo de postura de candidato democrata é essa do Haddad se oferecendo para debater com ele até na UTI? Quem está pagando a conta dos advogados que defendem o agressor?
    3 – Negação dos adversários. Após a derrota, Hadad subiu no palanque e, vez de honrosamente aceitar o pleito e se colocar à disposição do governo para ajudar o país, incentivou os seus seguidores a resistirem e renegarem a administração legalmente eleita. Isso sem falar da #elenão, onde foi amplamente proposto que valia mais votar em qualquer porcaria desde que não seja o inimigo.
    4 – Restrição das liberdades civis. A liberdade civil mais básica é a de discordar. Fomos negados a esse direito por 12 anos. Tivemos uma votação em que foi decidido por uma diferença esmagadora que o brasileiro tinha o direito ao porte de armas. Em manobras junto ao congresso o governo inviabilizou o que foi votado. Não tenho a menor intenção de ter uma arma, mas se tenho o direito de tê-la e o governo dificulta a compra por exigências desmedidas e tributações exorbitantes, a obstrução do direito está comprovada.
    Tem outra: A de um cara chamado Franklin Martins, ex-reporter da globo que foi chamado para o governo para “coordenar e liderar” uma censura de imprensa velada. Não deu certo, a ideia vazou antes da hora e o pt foi obrigado a enviar o Frank para o exílio. Mas ainda assim o partido investiu bilhões de reais nas empresas de midia e tv sob a forma de propaganda governamental e partidária, estimulando os proprietários capitalistas a olhar para o outro lado.

  2. Avatar de Senhor Encefalite
    Senhor Encefalite

    Palestra nitidamente encomendada. E qual é o problema? Ainda bem que alguém trouxe o cara aqui pra falar do livro que ele escreveu né? Autores sobrevivem do que amigo? De alegria? Você quer traçar paralelos que não existem, vá e faça você.

    1. Bolsonaro fez o mesmo durante a campanha. E pior, não foi claro o suficiente nas propostas (você leu o projeto de governo dos dois candidatos?). Não debateu e se escondeu usando uma estratégia já conhecida da ultra-direita norte-americana. Steve Bannon você sabe quem é? José Dirceu, como o Haddad falou, não faria parte de um eventual governo. Então qual é o medo? Você passa pano pra tudo o que o Bolsonaro diz e não aceita o discurso de um petista?

    2. Lamentável o episódio do atentado. Mas não me interessa a narrativa e sim o fato. Foda-se quem tá pagando o que amigo. O problema agora é outro. Ele não morreu, bola pra frente. Foi vítima da violência que ele próprio estimulou.

    Nem 20 dias depois de fugir do debate Bolsonaro tava fazendo churrasco. Fugiu do debate por estratégia, tinha o aval dos médicos. Hoje tá livre, leve e solto batendo perna na praia. Para de passar o pano que tá feio. O Bolsonaro pode ser agressivo em campanha, mas o Haddad não? Um pode falar que vai metralhar a oposição, o outro é questionado porque quer debater na UTI? Isso é HIPOCRISIA, simples.

    Sobre o MST sugiro você ler mais. Pelo teu discurso você não entendeu a proposta do movimento. Eu não defendo latifundiário com terra improdutiva.

    3. Ué, o PT não pode ser oposição?

    O #elenao foi um movimento feminista, apartidário, se vc não enxerga no Bolsonaro um sujeito machista e misógino o problema é seu, não das feministas. Feministas não podem protestar contra uma figura dessas?

    4. Qual liberdade civil te foi retirada cara? Para de falar merda. Não confunda política pública com política partidária. E lembre que temos os 3 poderes nas esferas. Só lembrando que o PT não governa desde 2016. E outra, diferença esmagadora foi do Lula em 2002 e 2006. Boslonaro ganhou, mas uns 86 milhões dos aptos a votarem não votaram nele. Maioria esmagadora só no teu universo.

    Resumindo: é uma questão de caráter. A primeira vez que eu vi o Bolsonaro foi durante o discurso de impeachment da Dilma. O cara sobe no palanque e homenageia um TORTURADOR da ditadura. Amigo, só isso já basta pra mim pra ver esse sujeito preso.

    Enfim, ele ganhou. Agora senta aí e se der merda faz sinal de arminha com a mão que passa.

  3. Avatar de Senhor Encefalite
    Senhor Encefalite

    Já que Bolsonarista adora citar a constituição:

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *