A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Batman Ano 100

De tempos em tempos o universo dos quadrinhos faz sua jogada de marketing favorita para aumentar as vendas: reciclagem de heróis. E nesse embalo sempre surge uma HQ que:

a) Reconta e atualiza a origem do herói;
b) Situa a história em algum ponto do passado ou futuro, tipo Túnel do Tempo ou joga o herói em outra realidade tipo “Universos Paralelos”;
c) Mata o herói principal (ou o grupo, a raça, enfim, frequentemente envolve morte ou genocídio);
d) Apela para para o advérbio condicional “se” e distorce hipoteticamente a realidade do herói, tipo “O que aconteceria se o Stan Lee tivesse criado o Batman” ou “o que aconteceria se o Superman tivesse caído na Rússia….” e alternativas do gênero;
e) Ressuscita heróis ou grupos inteiros ou tira a poeira dos já esquecidos;
f) Usa mais de uma das alternativas acima ou todas ao mesmo tempo;

Desde os anos 80 isso acontece com uma certa frequência, e dessas reciclagens saem algumas HQs que tiram o herói do esquemão “Continua no próximo gibi…” serializado dos arcos de histórias mensais. A bola da vez é Batman Ano 100 (uma mistura de a com b em duas edições), que homenageia o hipotético centenário do herói criado em 1939 por Bob Kane situando a história no ano 2039. A HQ reconta a lenda do morcegão, mas num futuro onde tudo é vigiado. Assinada por Paul Pope, o novo queridinho das Hqs (segundo todo mundo) e com desenhos “sujos” e recheado de “lápis corrido” de José Villarubia, a história põe o morcegão num futuro-nóia-pós-11-de-setembro onde Gotham é um pouco menos caótica e talvez um pouco mais verossímil que a apresentada pelo Frank Miller em Cavaleiro das Trevas. Enfim, nada de muito novo, nada de muito inovador, mas é legal ver se o lendário (e centenário) mascarado consegue manter sua identidade secreta numa época onde chovem exames de DNA e Gothan tem câmeras de segurança até na retina de cães policiais. E o preço é outro atrativo, R$ 6,90. Nas bancas.

Em

Publicado em:

,

Tags:

Comentários

3 respostas para “Batman Ano 100”

  1. Avatar de Daniel Bravo
    Daniel Bravo

    Eu tô perdendo alguma coisa? Centenário? Isso não seria em 2039?

  2. Avatar de Mateus Reis

    faltou deixar claro q a história é passada em 2039, agora tá certo lá, caro daniel, q devia trocar o bravo por exigente ;)

  3. Avatar de daniel

    Esse gibi é bem bom, sendo que os desenhos do Pope + as cores do Villarubia estão foderosos. Mas é mais um produto saído do que o Frank Miller fez há mais de 20 anos com o Dark Knight e o Year One!

    Não acho essas HQs de “Universos Alternativos” ruins por definição, apesar de terem gerado muita bobagem. Algumas são excelentes, tipo a “Red Son”, do SuperHomem russo, ou a “Secret Identity”, do rapaz que certo dia aparece com os poderes do SuperHomem no mundo real, e tenta levar uma vida normal mesmo assim, casando, trabalhando, tendo filhos, etc.

    Aliás, falando em “Red Son”, o Mark Millar é O cara prá inventar essas histórias “alternativas”. “The Ultimates” – os Vingadores alternativos – deve ser a melhor HQ de super herói que já inventaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *