A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Games de Quinta #7: The Long Dark, Naut e Glitchhikers

tld

The Long Dark (Hinterland Studio – Windows, Mac & Linux)
Steam

Ainda em Early Access, The Long Dark tem muito potencial para se tornar referência como FPS de sobrevivência. Mas para isso vai precisar sobreviver às críticas e vai precisar de um tuning nervoso. No game o objetivo é sobreviver ao clima, aos predadores e à falta de comida e água no inverno instável de alguma floresta inóspita do Canadá. No único modo de jogo disponível por enquanto você pode optar por jogar com ou sem os predadores em modo de ataque. Testei a versão sem predadores hostis para ver se a sobrevivência oferecia algum desafio. E não ofereceu. Depois que você pega as manhas de fazer água e achar comida o game se torna repetitivo.

Por ser single player, The Long Dark é uma experiência solitária de sobrevivência que lembra o filme/livro Into the Wild: homem versus natureza. E às vezes a natureza ganha o duelo. Mas a tensão da sobrevivência em um ambiente não amigável é leve. O game é relaxante e com paciência dá para fazer todas as trilhas, explorar o mapa inteiro, decorar os atalhos e aprender a mecânica de construir os itens que prolonguem sua vida no jogo.

Mas ainda falta um quê de objetivo aí. Seja ser resgatado ou chegar em algum ponto específico do mapa, enfim, qualquer objetivo. Sem uma motivação, a sobrevivência parece um segundo trabalho e as caminhadas pelo mapa vão ficando longas.

Talvez na verão final, com o modo história já anunciado, venha um desafio maior. Tentarei de novo quando pintar updates interessantes.

naut2

Naut (TitouanMillet – Windows, Mac, Linux e Browsers)
Download

Li alguns reviews positivos e vi alguns screenshots bem bonitos e criei boas expectativas: taí um jogo de exploração estiloso que parece legal. Realmente bonito, NAUT é um game independente que chama a atenção pelo visual “low poly” e estética clean. É um game de exploração em Marte, usando um carro! Ideia legal, mas que depois de jogar vem a realidade: o jogo é ruim, infelizmente.

NAUT é um game de exploração, onde você é um astronauta em Marte e tem uma casa e um carro. Depois de entrar no carro para sair de rolê pelo planeta vermelho você vai entender que o objetivo do jogo, é, na verdade, desvirar infinitamente seu carro, que dá pirueta a cada batida. E para bater o carro é fácil demais: objetos aleatórios simplesmente brotam na sua rota. Cansei de desvirar o carro e desisti do game. Irritante, mas é realmente bonito.

glitchhikers4

Glitchhikers (Silverstring Media – Windows & Mac)
Download

Glithhikers não é um game. É uma experiência audiovisual em forma de game. Você é um motorista e dá caronas para uma galera na estradas. A cada carona, um diálogo, que parece surreal, mas traz questões interessantes. O game fica ainda melhor se você for sincero nas respostas. Diferente.

Em

Publicado em:

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *