A história do Techno Viking

15 anos depois, surge um novo capítulo na história do Techno Viking. Um dos memes mais antigos da internet que ganhou fama global em 2007. E que, desde então, se tornou um dos maiores mistérios da internet: quem é o Techno Viking?

Ninguém sabe. Matthias Fritsch, o autor do vídeo original do Techno Viking também quer saber. Desde 2009, Matthias está sendo processado pelo famoso (e ainda anônimo) viking sobre a alegação de que o vídeo original infringia seus direitos pessoais. Matthias perdeu a causa e foi obrigado a pagar. Como forma de levantar uma discussão sobre o tema, o diretor buscou verba no crowdfunding para filmar essa história.

technoviking

O documentário conta a história do meme, desde as imagens originais, capturadas numa parada de rua em 2000 na Alemanha como projeto de vídeo-arte, até 2015, mostrando como o meme se propagou sem controle pela internet.

No filme rola uma discussão sobre o controle que uma pessoa tem sobre sua imagem, a apropriação coletiva e o conteúdo transformativo e se já não está na hora de reverter a lógica do público/privado para o comercial/não-comercial, uma vez que não dá para proibir que uma imagem da internet seja reproduzia e modificada infinitamente.

technoviking2

No final, Matthias faz uma apelo pessoal ao viking: entre em contato.

Essa discussão lembra muito o que foi dito na série de documentários Everything is a Remix.

O vídeo original do Techo Viking:

3 comentários sobre “A história do Techno Viking”

  1. O cara joga papel no chão…não é coisa de europeu…
    mas vendo pelo visual do viking a impressão que eu tenho é que ele curte umas coisas “pesadas” (kinks), como scat e watersports;;;essas coisas que a gente vê de monte na internet com uns caras no visual desse aí….

  2. Ele ja é conhecido, e nao curte nada disso nao; é uma pessoa totalmente normal e eu nome é Gunther Ackerman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você está concordando com os nossos Termos de Uso.