A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Scifi brasileira

Existe sim. E a Devir acabou de publicar uma coletânea de contos trazendo no pacote: Machado de Assis, Jerônymo Monteiro, André Carneiro, Rubens Teixeira Scavone, Finisia Fideli e Roberto de Sousa Causo (que também editou a parada). Aqui.

Aí vai um conto gringo, mas bonzão:

A Resposta
Fredric Brown

Cerimoniosamente, Dwar Ev soldou com ouro a última conexão. Os olhos de uma dezena de câmeras de televisão o obsevaram, propagando para o universo inteiro uma dezena de imagens daquilo que fazia.

Com um aceno para Dwar Reun, ele se ergueu e dirigiu-se para trás da chave cujo funcionamento faria o contato; o comutador que poria em conexão simultânea todos os monstruosos sistemas de computadores de cada um dos planêtas populados do universo – noventa e seis milhões ao todo – num circuito em que se comunicariam com o supercalculador, o prodígio cibernético que reuniria todo o conhecimento de tôdas as galáxias.

Dwar Reyn fêz uma breve introdução aos trilhões de telespectadores e após uma breve pausa, disse:

-Dwar Ev … Agora!

Dwar Ev acionou a chave. Houve um zumbido profundo, o desencadeamento da fôrça de noventa e seis bilhões de planêtas. Luzes piscarm até ganhar firmeza, no painel quilométrico.

Dwar Ev recuou e aspirou profundamente.

-A honra de fazer a primeira pergunta é sua, Dwar Reyn.- Farei a pergunta que nenhum sistema cibernético isolado foi capaz de responder até hoje.
Voltou-se, para encarar o painel.

-Deus existe?

A poderosa voz respondeu sem hesitação, e sem que se ouvisse o ruído de um disjuntor sequer.

-Sim, agora existe um Deus.

Um terror súbito surgiu no rosto de Dwar Ev. Com um salto, tentou atingir o computador.

O relâmpago que desceu do céu sem nuvens derrubou-o e fundiu definitivamente a chave de contato.

A Resposta, 1954, Fredric Brown
Título original: Answer
Tradução: Gilberto Couto Barreto

PS – Tem mais conto na nossa finada seção Fictorama: http://www.ovelhaeletrica.com/fictorama/

Em

Publicado em:

,

Tags:

Comentários

3 respostas para “Scifi brasileira”

  1. Avatar de Fábio Alves
    Fábio Alves

    Opa, beleza?cara, estou precisando de uma ajuda e acho que talvez você possa me dar algumas dicas: estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso em Desenho Industrial e escrevi uma monografia sobre comunicação no ciberespaço, linguagem, construção da mensagem e tal. Mas na minha faculdade (PUC, em Curitiba) preciso entregar também um projeto e pensei em desenvolver um curta metragem em processing (processing.org). Queria que esse curta fosse abstrato e que abordaem questões de mensagem, ciberespaço, comunicação, etc. Estou tentando achar algum conto de ficção cientifica que tenha um pouco a ver com a proposta, mas não conheço muito de scifi então está sendo dificil. Acabei, nas procuras pela internet, achando o Fictorama, estou pesquisando melhor sobre os contos do William Gibson, tentando encontrar alguma coisa. Queria saber se você conhece algum conto de ficção cientifica que aborde telas como telepatia, comunicação por interfaces, mentes, etc. e se poderia me dar algumas dicas.

    obrigado

    Fabio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *