A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

As 10 maiores aliterações dos quadrinhos

Alite.. o quê? Segundo o Aurélio, o dicionário, aliteração é a “repetição de fonema(s) no início, meio ou fim de vocábulos próximos, ou mesmo distantes (desde que simetricamente dispostos) em uma ou mais frases, em um ou mais versos…”. Esse recurso gramatical também é bastante utilizado em nomes próprios no cinema, TV e HQs por causa do efeito sonoro que é gerado. É essa intensificação do ritmo que facilita a memorização dos nomes dos heróis e vilões. E agora com vocês as 10 maiores aliterações das HQs de heróis:

10 Billy Batson

O jovem e franzino Billy Batson (olha a aliteração aí) tem o dom de se tranformar em Capitão Marvel ao berrar a palavra-mágica Shazam. O significado dessa sigla tem origem na mitologia grega e cada letra traz a inicial de algum sábio das antigas vinculado a alguma perícia: S (Salomão, sabedoria), H (Hércules, Força), A (Atlas, resistência), Z (Zeus, poder), A (Aquiles, coragem) e M (Mercúrio, velocidade). Com tanta explicação para a origem desses poderes nada melhor que um nome “pegajoso” para o franzino Billy.

9 Quarteto Fantástico

O mentor do Quarteto Fantástico (Fantastic Four, uma aliteração) e o maior vilão do grupo, o Doutor Destino (Doctor Doom, no original) formam a dupla herói e vilão mais intelectualizada das HQs da Marvel. De um lado o elástico cientista e patriarca da família Richards, do outro o transtornado Rei da Latvéria, que não mede esforços para dominar a Terra e destruir o Quarteto Fantástico. E para decorar quem é quem nada melhor que usar a tal aliteração no nome dessa dupla.

8 Charles Xavier

O Professor X é uma aliteração também. O telepata cientista, engenheiro, geneticista e mentor intelectual dos X-Men chama-se Charles Xavier. Xavier, que entre uma aula e outra na Mansão X também teve tempo de ter um filho, o mutante Legião, um meio-irmão revoltado, Fanático, e o inimigo Magneto. Ainda nos X-Men há outra aliteração: o mutante Scott Summers, alcunha de Ciclope.

7 Guy Gardner

O Laterna Verde mais revoltado da Tropa dos Lanternas traz um aliteração no nome. Guy Garner era o desbocado Lanterna Verde da Liga da Justiça que só sossegou quando levou um direto do Batman. Na fase “simpático” Guy era outra pessoa. Tempos depois Guy perde o cargo numa briga com Hal Jordan e descola um anel Amarelo. Guy também ficou preso na Zona Fantasma, foi torturado por Sinestro e sofreu sérios danos cerebrais. Hoje Guy desceu para o segundo escalão da DC, ganhou um novo título, não usa mais anéis, mas que ele era um Lanterna bacana, isso ninguém nega.

6 Mulher Maravilha

Aqui a aliteração funcionou até na versão em português: Mulher Maravilha é a tradução literal para Wonder Woman. Com origem na mitologia grega, Diana é uma amazona que veio à Terra para ajudar a humanidade. A poderosa amazona foi a primeira grande heroína dos quadrinhos e até ganhou um seriado de TV nos anos 1970, tamanha a publicidade.

5 Surfista Prateado

O alienígena com ideais “hippies” e poderes cósmicos, originalmente, tem um nome fácil de decorar. Em inglês, o Surfista atende por Silver Surfer. O herói que um dia foi arauto do devorador de mundos, Galactus, ganhou seus poderes ao se oferecer como “funcionário” de Galactus em troca da iminente destruição de seu lar, o planeta Zenn-La. Ao proteger a Terra da destruição, foi condenado a passar o resto da vida por aqui. No ínicio, o semi-deus passou por maus bocados na Terra, sendo perseguido e repudiado pelos terráqueos, mas recentemente se livrou da pena imposta por Galactus e hoje surfa livre pelo espaço.

4 Bruce Banner

O filme chega em 2003 e o verdão radioativo, fruto da corrida atômica da Guerra Fria, quando não está transtornado, chama-se Bruce Banner. Decorou? O herói, originalmente, se transformava em Hulk toda vez que ficava tenso ou irritado, mas com o tempo isso mudou e o verdão chegou a ficar cinza e quase morreu inúmeras vezes pela sua faceta “monstro”. Mas Bruce nem sempre foi chamado de Bruce. No seriado dos anos 1970, Banner era David, o que faz muita gente se confundir com o verdadeiro nome do Hulk até hoje, mas não faz mal, Hulk continua o mesmo verdão de sempre.

3 Peter Parker

A gama de vilões do Homem-Aranha nunca foi pequena. E para decorar tantos nomes, nada melhor que a aliteração. Anote aí: Duende Verde no original é Green Goblin; Otto Octavius, que utiliza a alcunha de Dr. Octopus quando vilão (note, tudo começa com “O”); Dr. Curtis Connors, o vilão que se transforma em Lagarto e J. J. Jameson, abreviação de John Jonah Jameson, que não chega a ser um vilão, mas por ser o patrão-crápula do Aranha, também mereceu um nome imponente.

2 Matthew Murdock

O Homem Sem Medo fica com a medalha de prata. A jogada de Stan Lee e Bill Everett aqui foi usar a aliteração nas duas identidades do herói. Em inglês, Demolidor é “Daredevil”, que na tradução ao pé da letra seria “Demônio Destemido”. No Brasil, adotamos o título de Demolidor, mas ele já foi chamado de “Defensor Destemido” (fase GEA), versão acertadamente descartada. Demolidor, que durante à noite caça criminosos em Nova York, de dia atende por Matthew Michael Murdock, ou apenas Matt, o advogado cego cuja vida pessoal e o inferno, são sinônimos.

1 Clark Kent

Jerry Siegel e Joe Shuster (olha outra aliteração aí) praticamente inventaram o gênero de HQs de super-herói quando em 1938 criaram o Super-Homem. O herói íntegro, justo e alienígena, além de se transfomar no mito que é hoje e influenciar dezenas de outros heróis também tinha uma identidade secreta fácil de memorizar. Influenciado pela dupla da Disney, Mickey Mouse (1928) e Donald Duck (Pato Donald, 1934), Shuster & Siegel usaram esse recurso gramatical para dar um nome à identidade secreta do herói, Clark Kent, seu affair, Lois Lane, uma conterrânea adimiradora, Lana Lang e seu maior inimigo, Lex Luthor. Como dizem por aí: barba, cabelo e bigode. Ou você pensa que se Clark Kent fosse “Edu Douglas” o Super teria o mesmo sucesso?

Publicado originalmente aqui nesse link.

Em

Publicado em:

,

Tags:

Comentários

10 respostas para “As 10 maiores aliterações dos quadrinhos”

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Só um acerto no top 10 da herói:

    Guy Gardner voltou a ser Lanterna Verde e atualmente treina os novos lanternas na mini Green Laterns Corps Recharge.

  2. Avatar de Roberval Ladrão de Chocolates
    Roberval Ladrão de Chocolates

    Ué, mas lendo-se Charles Xavier em inglês fica tipo Charles Eczeivier (X se pronuncia Z em inglês, né?)… não acho que seja uma aliteração.

  3. Avatar de Mateus Reis
    Mateus Reis

    Saudações! não creio que estou falando com O ladrão de chocolates da TV colosso!! q honra

    xavier nao é um nome gringo.. e rola aliteracao em portugues.

    :)

  4. Avatar de Guga

    O que houve com:

    – Stephen Strange (Dr. Estranho)
    – The Thing (Coisa)

    Por quê não estão na lista?

  5. Avatar de Mateus Reis
    Mateus Reis

    Pq eram só 10. ;)

  6. Avatar de Mateus Reis
    Mateus Reis

    Carlos: o texto era de março de 2004, se não me engano… :) Mas valeu a atualização.

  7. Avatar de daniel
    daniel

    O super-homem tem um monte de aliterações além do clark kent, não? Lana Lang, Lois Lane, Lex Luthor…

    Ô, parabéns pela capa no Link, hein? Essa coisa toda de grafite vai virar filme? Quero assistir! Precisando de ajudas de After, basta chamar.

  8. Avatar de Florencio Pinto da Rosa
    Florencio Pinto da Rosa

    Parabéns pelo trabalho. A pesquisa foi excelente.

  9. Avatar de Florencio Pinto da Rosa
    Florencio Pinto da Rosa

    Parabéns pela pesquisa. Excelente trabalho.

  10. Avatar de Matheus
    Matheus

    Também tem muito mais:
    Susan Storm ( Mulher Invisivel)
    Bucky Barnes ( Parceiro do Capitão América)
    Jessica Jones ( Heroína da Marvel)
    Black Bolt (Raio Negro em português)
    Wally West (Flash)
    J’onn J’onzz (Martian Manhunter) O Ajax, da Liga da Justiça
    E, claro, o Chapolin Colorado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *